DESCUBRA O LÍDER QUE HÁ EM VOCÊ

lider-300x236

A antiquada ideia do super líder infalível morreu. O líder perfeito, mitológico, não existe. Se duvidar, pergunte a si mesmo: “Conheço um líder perfeito?”

Faz pouco tempo, um cliente nos mostrou seu modelo recentemente criado para Competências de Liderança, que constava de visão, estratégia e habilidades interpessoais. Foi então que perguntamos: “Vocês já encontraram um líder, um só, que incorpore por completo essas competências?” A resposta foi “Bem… Não”.

Precisamos passar desse mito perfeccionista que envolve os líderes para um discurso autêntico.

Como líder, de que modo você concilia as expectativas pouco realistas que lhe são impostas com a verdade de que é um autêntico ser humano com todas as suas limitações? Isso exige coragem, receptividade e força de vontade. Para começar, pergunte-se: “Como posso agir com mais autenticidade?” A descoberta desta resposta passa por dois caminhos: de fora para dentro e de dentro para fora.

De Fora para Dentro

A abordagem de fora para dentro envolve receber feedback sobre a sua atuação como líder, admitindo assim a presença de outros no seu processo de autodescoberta. As contribuições externas podem ser úteis, seja por meio de um processo de avaliação de 360 graus ou de simples conversas francas com o pessoal em volta. Conhecer a opinião dos outros sobre você é um meio de obter dados reais que confirmem ou questionem a sua própria visão da sua atuação como líder.

Algum tempo atrás, um executivo sênior chegou para sua primeira sessão de coaching. Ainda não tínhamos nem trocado as amabilidades de praxe, quando ele, tamborilando na mesa com os dedos, disse: “O meu pessoal não é tão franco quanto eu!” A julgar por seu jeito de falar, podíamos imaginar como era trabalhar com ele. Estava sempre pronto a criticar e demonstrar insatisfação, mas não tinha a menor preocupação quanto ao impacto emocional que teria sobre os outros. Uma avaliação de 360 graus lhe abriu a mente e o coração. Ele ficou chocado ao perceber o quanto sua “franqueza” paralisava e afastava as pessoas. Ver a si mesmo da forma como os outros viam foi o começo de uma autêntica transformação.

De Dentro para Fora

Existem diferentes maneiras de obter visões da sua autenticidade. O processo de dentro para fora pode resultar em uma experiência pessoal ao mesmo tempo reveladora e compensadora, em um processo que exige paciência, determinação e disposição de enfrentar os desafios impostos pelo autoconhecimento. Siga estes quatro passos:

1. Concentre-se. Faça a pergunta: “Como posso agir com mais autenticidade?”

2. Deixe de lado as ideias preconcebidas. Preste atenção em qualquer pré-julgamento que você possa ter acerca do seu papel de líder. Estaria você se esforçando para falsamente incorporar atributos e competências impostas pelas expectativas alheias?

3. Reflita. Veja-se com novos olhos. Reflita sobre as qualidades e características que só você tem. Procure descobrir a sua essência, o âmago do que você é como pessoa e como líder.

4. Persista. A descoberta do autêntico líder leva tempo; portanto, tenha paciência e aproveite o processo de revelação dos níveis mais profundos do seu autêntico self. A abordagem de dentro para fora contribui para a avaliação das forças externas que impõem sobre você expectativas pouco realistas acerca do seu papel de líder. A descoberta do líder autêntico que existe em você é uma ótima oportunidade de auto renovação.

Em última análise, você precisa conhecer os dois caminhos, mas pode começar por qualquer um. Às vezes, começar assusta; talvez seja bom contratar um profissional.

Autores:  Kevin Cashman (CEO da Leader Source e autor de “Leadership from the Inside-Out”), Renée Garpestad (Consultora senior da Leader Source)