Carreira profissional: empreendedorismo

empreendedorismo1-emprego-renda

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Como opção para o profissional de gestão, abrir um negócio exige não apenas conhecimento na área, como também o que muitos chamam de perfil empreendedor, ou espírito empreendedor.

Para Meredith, Nelson e Neck (apud UFSC/LED 2000 p. 51) “ Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientados para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.

De acordo com o Sebrae, existem algumas características empreendedoras que são divididas em 3 conjuntos:

Conjunto de realização: é a busca por oportunidades, correndo riscos calculados, utilizando sempre qualidade, eficiência, persistência e comprometimento;

Conjunto de planejamento: é a busca por informações que envolvem o planejamento e o monitoramento;

Conjunto de poder: seria o poder de persuasão e rede de contatos, transmitindo independência e autoconfiança.

Cabe a esse conjunto de características nortear os empreendedores de sucesso para que aprendam e tomem decisões por meio dos comportamentos e das atitudes devidamente adequadas. Dessa maneira, não se pode afirmar que uma pessoa que possui todas as características citadas irá necessariamente alcançar o sucesso como um empreendedor. O que se pode concluir é que aqueles que apresentam essas características, que são comumente encontradas nos empreendedores, possuem mais chances de serem bem sucedidas.

Se você tem interesse em se tornar um empreendedor de sucesso, conheça e adquira o curso“Como Administrar Pequenas Empresas”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceira com o Professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, consultor de várias empresas em todo o Brasil.
Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins