Otto Baêta: jovem atleta, potencial de sobra

O fisiculturismo, assim como qualquer outro esporte, exige disciplina, foco e batalha. Cada suor faz parte do dinâmico processo que os atletas passam para alcançar as metas. Todas as conquistas atingidas são resultados da determinação que cada um desenvolve. O mineiro, Otto Baêta, parece ter absorvido todos esses preceitos bem cedo, se tornando uma grande promessa.

Natural de Viçosa, na Zona da Mata, ainda muito jovem, decidiu, aos 14 anos, ingressar na musculação para ganhar volume muscular e deixar as brincadeiras de mau gosto de lado. A partir daí, descobriu que o esporte possuía o estilo de vida que buscava. Assim que os resultados começaram a despontar, aos 17, se aproximou do renomado fisioterapeuta e educador físico, Fernando Maradona, em Belo Horizonte. Ambos formaram uma parceria que foi responsável na preparação do atleta, que culminou no vice-campeonato mineiro de 2012, na categoria bodybuilding júnior.

A grande crescente do fisiculturismo, nos últimos anos, o direciona a enxergar um futuro promissor no esporte. Ele enxerga que um considerável aumento de adeptos e interessados em ter uma vida de bodybuilder são responsáveis por gerar mais aceitação social.

Nesse contexto próspero, ele relata suas pretensões sobre a carreira:

“Pretendo explorar todo o potencial que tenho pelos anos já trabalhados. Almejo uma boa colocação nos campeonatos de que irei participar, ainda neste ano de 2015 – Sul-americano e Mundial -. Contudo, futuramente, quero me tornar uma referência no esporte, e, para isso, preciso, cada vez mais, aprimorar meu físico”, conta.

 A respeito da fase do final do pre-contest, o atleta avalia que a rígida e mais fatigante das tarefas équando ocorre uma maior restrição alimentar, causando um excessivo desgaste físico e mental.

Otto, atualmente, é treinado por Pablo Guimarães, do Team All Blacks, com quem iniciou o contato através das redes sociais. Ele faz acompanhamento com o Dr. Bruno Lage, endocrinologista, busca unir saúde e bom empenho esportivo, além de alcançar o profissionalismo.

ob3

Rapidinhas:

*Grupo que mais gosta de treinar?

Costas

*Qual a sua divisão de treinos?

ABCDE

*Qual o seu herói no esporte e/ou na vida?

Deus

*Qual conselho daria para iniciantes?

Buscar auxílio de profissionais competentes

*Uma frase?

“Não espere o futuro mudar sua vida. Porque o futuro será a consequência do presente” (Racionais Mc’s).

 

 

Ficha do atleta

Nome: Otto Baêta

 Idade: 20 anos

 Peso e altura: 89 kg e 169 cm

Títulos:

– Vice-campeão mineiro 2012 / Categoria: Bodybuilding júnior unificada

– Vice-campeão mineiro 2015 / Categoria: Bodybuilding júnior acima 75kg

– Campeão Brasileiro 2015 / Categoria: Bodybuilding júnior até 75kg

Cidade onde nasceu e cidade onde mora: Natural de Viçosa-MG e residente em Itabira-MG

Federação que compete: IFBB MG

Formação: Graduando de engenharia mecânica na Unifei – Campus: Itabira

Estado civil: Solteiro