As novas tendências de sucesso nas academias

Já foi o tempo em que as pessoas que frequentavam as academias de musculação, tinham, como único prazer e alternativa, levantar peso. Nos dias atuais, grande parte das localidades relacionadas à prática de exercícios físicos apelam para o mercado promissor. O número de pessoas que passou a se exercitar é considerável, em relação aos anos anteriores, e isso acaba gerando maior necessidade de criar alternativas para todos os públicos, principalmente a esse que está emergindo.

Novas modalidades foram criadas e desenvolvidas com o objetivo de atender a expectativa desses novos alunos, e servir como fonte de agrado e motivação aos mais antigos. Uma delas é a Zumba.

Baseada em ritmos latinos como a lambada, salsa, mambo e merengue, esse ritmo de dança, promete ser um aliado àqueles que desejam perder peso. A promessa é que os alunos que praticam essa modalidade possam queimar até mil calorias por aula. No entanto, sua prática varia de acordo com a aptidão do grupo, pois, normalmente, são realizadas em grandes aulas. No total, em média, são 15 milhões de praticantes, mais de 25 mil instrutores, em 180 países. É uma opção basicamente adotada por mulheres que preferem não optar pela musculação ou utilizam a dança como um trabalho complementar a atividade física.

Da mesma maneira que a zumba cresce nas academias, um programa de treinamento de força e condicionamento geral tem proporcionado um grande número de entusiastas: é o Crossfit.

Oriundo dos Estados Unidos e bastante praticado no Brasil, o modelo é aparentemente bem desgastante devido à alta intensidade em que costuma ser realizado, e por ser um treino comumente sequencial, em que os alunos realizam alguns exercícios sem descanso nas repetições. Além disso, é uma modalidade responsável por otimizar uma série de capacidades físicas, como: flexibilidade, força, consistência, velocidade e agilidade, fora a progressão na coordenação motora e equilíbrio. Os movimentos funcionais e/ou intensos estão ligados a esportes como o remo, corrida e ginástica. Cada treino costuma durar cerca de 1 hora.

crossfit

Aulas coletivas de Jump e Spinning, que são mais comuns e estão há mais tempos inseridas nos espaços de treinamentos físicos, são consideradas como grandes queimadoras de calorias e o número de praticantes é alto. Em relação à tradição e atratividade, as aulas de abdominal ainda tem um número elevado de interessados.