Os alimentos que colaboram no aumento da imunidade

Muitas vezes ficamos resfriados, com dor de garganta ou até algum problema mais sério. Podemos estar em uma semana sob pressão no trabalho ou faculdade, com provas, ou algum problema familiar, e isso acaba nos deixando tristes e estressados, podendo afetar o nosso sistema imunológico. Por isso, devemos nos alimentar bem e, principalmente, com alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que auxiliam o sistema imunológico.

Segue abaixo alguns alimentos que ajudam no aumento da imunidade:

1. Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

2. Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

3. Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

4. Oleaginosas: Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

5. Tomate: Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Lembrando que ele deve ser aquecido para ativar essa propriedade.

6. Alimentos fonte de ômega-3: Presente no salmão,atum, sardinha, arenque, semente de chia, semente de linhaça e nozes, o ômega 3 auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

7. A castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

8. Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

9. Pimenta: A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

10. Alho: fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante, auxilia na prevenção contra gripes e resfriados e combate na prevenção de infecções e inflamações.

Dica:

*Uma dieta equilibrada irá auxiliar no aumento e manutenção da imunidade diminuindo os riscos de doenças.

 

Por Marcely Etchichury – Nutricionista