A importância da beterraba no auxílio aos treinos e aumento da performance

A beterraba é um alimento rico em nutrientes, como carboidratos complexos, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, zinco, ferro, cálcio entre outros.

Ela é rica em nitrato que, no organismo, é um dos precursores do óxido nítrico, substância que promove vasodilatação, ou seja, aumenta o calibre dos nossos vasos, levando mais nutrientes e oxigênio aos músculos.

Essa vasodilatação é interessante na prática de exercícios físicos, pois otimiza a utilização do oxigênio, auxiliando na melhora do desempenho durante os treinos. E os benefícios não param por aí: com maior perfusão sanguínea, os nutrientes distribuem-se de forma mais eficaz para todo o corpo, colaborando para uma recuperação muscular mais eficiente.

E não só atletas se beneficiam com o consumo de beterraba, ela também é importante para o controle da pressão arterial, previnindo a hipertensão e as doenças cardiovasculares.

Entre outros benefícios, a beterraba é rica em betacaroteno, que atua no sistema imunológico e auxilia na proteção do organismo, além de exercer ação antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

A beterraba também contém betaína, que em atletas reduz a fadiga e colabora para o aumento da força muscular, além de reduzir a ação inflamatória, o que é muito importante para pessoas que praticam exercícios muito intensos ou de longa duração levam a uma geração ainda maior de radicais livres e, vem daí, a importância do consumo de antioxidantes e agentes anti-inflamatórios.

O ideal é que a beterraba seja consumida crua. É possível utilizá-la tanto no pré-treino, como fonte de energia e vasodilatadora, como no pós-treino, para melhorar a recuperação.

Receita de suco de beterraba:
1 fatia média de melancia + gengibre + 1 xícara de beterraba crua ralada +água a gosto

Você também pode preparar uma pastinha deliciosa para servir com pães, tapioca, torrada, panquecas ou molho para macarrão, totalmente funcional, ‪#‎LACFREE‬ ‪#‎GLÚTENFREE‬ ‪#‎VEGAN‬

PASTA DE BETERRABA COM CASTANHA DE CAJU

INGREDIENTES:
500g de castanha de caju crua sem sal
3 beterrabas tamanho médio
2/3 de xícara de chá de bebida de castanha de caju ou outra bebida vegetal não adoçada
1 col. de café de noz moscada ralada
1 pitada de tempero sírio
Sal rosa do Himalaia a gosto

MODO DE PREPARO:
1. Deixe as castanhas de molho em água por 12 horas em um recipiente fechado na geladeira.
2. Em uma panela pequena cozinhe as 3 beterrabas descascadas e cortadas ao meio com 1 xícara de chá de água. Cozinhe-as até que fiquem macias. Conserve a água de cozimento.
3.Em um processador ou liquidificador, bata as castanhas (já escorridas e dispense a água), a bebida de castanha, as beterrabas e a água de cozimento até que o creme fique homogêneo.
4. Adicione a noz moscada e em seguida o sal e o tempero sírio a gosto.

‪#‎DICADANUTRI‬: Sirva acompanhando massas, peixe, aves ou se preferir mais firme, elimine a bebida de castanha e sirva como pastinha para pães e torradas.

 

Por Marcely Etchichury – Nutricionista