As vantagens ao praticar atividades físicas na terceira idade

A prática de atividade física, no Brasil, ao longo dos anos, vem se tornando um atributo de bastante contentamento entre as pessoas, não apenas pelo bem-estar e benefícios que ela traz, mas por ser considerada uma forma de terapia mental.

Cada vez mais, indivíduos que pertencem à terceira idade recorrem às diversas formas de movimentação corporal, como maneira de manter um estilo de vida ativo, a funcionalidade e autonomia física.

Embora o número de adeptos da musculação tenha aumentado consideravelmente, como aponta dados do Ministério da Saúde, 2006, que afirma um acrescente de 50% para a prática do esporte, a caminhada ainda é a forma mais idealizada e contemplada pelos idosos. No entanto, grande parte deles, além de optarem por fazer exercícios ao ar livre, integram grupos voltados para a prática de atividades na terceira idade, que serve como uma forma de reintegração social e favorecimento psíquico.

 

exercicios terceira idade

De certo modo, alguns fatores negativos à prática esportiva, nessa idade mais avançada, podem estar relacionados à incapacidade ou falta de estímulo decorrentes do desequilíbrio, fraqueza ou anormalidades.

Abaixo, listamos 10 itens utilitários que os exercícios físicos são capazes de gerar aos idosos:

– Fortalecimento muscular

– Favorecimento na correção da postura

– Manutenção do peso corporal

– Aumento de resistência

– Controle das taxas de glicose e colesterol

– Auxílio no combate à depressão

– Redução nos níveis de doença cardiovasculares

– Prevenção da osteoporose

– Melhora na mobilidade, flexibilidade e equilíbrio

– Diminuição do cansaço e aumento da auto-estima