Atributos e utilidades dos suplementos a base de cafeína e BCAA

Cafeína

Considerada pelos principais órgãos de nutrição do mundo como uma das melhores substâncias para aumento de performance e queima de gordura, além de ser o estimulante mais ingerido do mundo.

Benefícios: Aumenta o grau de concentração e memória; Aumenta a resistência física na prática de exercícios; Auxilia na Definição muscular; Aumenta a força física; Previne a fadiga muscular; Acelera a queima de gordura.

Os suplementos de cafeína para atletas têm a finalidade de auxiliar no desempenho de atletas em exercícios físicos aeróbios de média e longa duração sob orientação de nutricionista ou médico. O uso desses suplementos deve ser uma exceção.

O suplemento de cafeína para atletas deve atender aos seguintes requisitos segundo a ANVISA: o produto deve fornecer entre 210 e 420 mg de cafeína na porção; deve ser utilizada na formulação do produto cafeína com teor mínimo de 98,5% de 1,3,7-trimetilxantina, calculada sobre a base anidra. Se os ingredientes utilizados na formulação do produto comprovam o atendimento dos respectivos requisitos, podem ser utilizados. Salienta-se ainda que os ingredientes utilizados devem comprovar sua segurança de uso como alimento.

Os efeitos do consumo de cafeína variam entre os indivíduos e os principais efeitos são: taquicardia, insônia, ansiedade, perda de apetite, dentre outros. Por isso, o seu uso necessita de orientação de nutricionista ou médico.

Não recomendado para pessoas que possuam problemas cardíacos, insônia e ansiedade.

A cafeína somente está permitida nos suplementos de cafeína para atletas. A adição de cafeína nos outros produtos para atletas não está autorizada pela ANVISA.comprar

BCAA

BCAA é uma sigla inglesa que traduzida significa Aminoácidos em Cadeias Ramificada, composto por 3 tipos Valina, Leucina e a Isoleucina. Esses aminoácidos não são produzidos pelo organismo humano, por isso é necessário a sua ingestão. Os aminoácidos formam as Proteínas, que por sua vez formam os Músculos.

Benefícios: Ganho de massa muscular; Recupera Lesões Musculares; Maior desempenho Esportivo; Diminuição da Fadiga Muscular; Potencializa a Liberação do Hormônio do Crescimento(GH) e Não Engorda.

Muito utilizado pelos atletas do Fisiculturismo e Praticantes de Esportes em todo o mundo. O BCAA é encontrado em fontes de proteínas como carnes, mas pesquisadores descobriram que sua suplementação ajuda aproveitar os períodos de pré e pós treinos.

O uso em excesso pode causar cálculos renais, estudos recomendam 0,20g/kg, sendo assim uma pessoa com 70kg x 0,20 = 14g ou 1400mg, podendo ser ingerido antes dos treinos para aumentar a performance e após para recuperar a fadiga muscular ou durante o dia para diminuir a perda muscular e recuperar as lesões.

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Fonte: ANVISA