Definições e importância da alimentação no pré-treino

A alimentação no pré-treino é a chave fundamental do sucesso do treino que você irá realizar.

Muitas pessoas que têm uma rotina de exercícios físicos, sejam eles intensos ou não, precisam saber como se alimentar da maneira correta.

Já fiquei à parte de diversas situações de pessoas que chegam até mim se queixando de não ter bons resultados dos treinos, de ter indisposição durante a atividade, cansaço rápido e de não saber o que comer pra ter um bom desempenho.

Gostaria de esclarecer-lhes uma coisa: treino sem uma alimentação adequada não dá resultados! E vice-versa.

É de suma importância uma boa escolha de alimentos antes de fazer seu exercício, de acordo com o tipo de treino (intenso e curto, intenso longo, moderado longo ou curto, leve, etc.), duração, e o espaço de tempo que você levará entre se alimentar e ir se exercitar.

O papel do alimento pré-treino é: fornecer energia necessária durante o seu treino, evitando o cansaço e fadiga, e prevenindo danos musculares devido ao esforço dos músculos no decorrer dos exercícios.

Quem não se alimenta corretamente antes de treinar, corre o sério risco de desenvolver monotonia (devido o hábito frequente da indisposição), maus resultados de seus objetivos, desgaste físico, hipoglicemia (queda do nível de glicose no sangue), entre outros.

A nutrição bem feita é o principal fator para o sucesso que você quer dos seus treinos.

Bons treinos!

 

Por Ívina Diniz – Nutricionista