Como reduzir e combater a compulsão alimentar?

Como lidar com a compulsão e driblar situações em que a relação com os alimentos seja negativa?

Os especialistas afirmam que não há cura para quem come compulsivamente, pois se trata de um problema crônico. Mas há alternativas eficazes para fazer com que um comedor compulsivo consiga controlar a vontade louca de comer, recuperar a autoestima e reduzir os sintomas da doença com tratamento constante e multidisciplinar.

Acompanhamento nutricional

Anotar as porções do dia é uma forma prática de enxergar se está extrapolando ou se consegue manter um padrão de refeições a semana toda. A reeducação alimentar deve ser orientada por um especialista na área, que indicará o balanço de nutrientes necessários para evitar uma possível recaída, já que a carência de determinados nutrientes no organismo pode desencadear a fome excessiva.

Exercício físico

Atividades aeróbicas proporcionam um efeito calmante sobre os comedores compulsivos. E atuam em duas frentes: controlam a ansiedade e ajuda a perder peso.

Psicoterapia cognitivocomportamental e terapia em grupo

Dividir o problema com um profissional ou pessoas que passam pela mesma situação é uma forma de estimular o autoconhecimento, fortalecer a autoestima, controlar a ansiedade e preencher a sensação de vazio comumente relatada por quem está acima do peso.

Procurem autoajuda e comecem já!

 

Por Ívina Diniz – Nutricionista