Açúcar: o grande vilão da saúde!

O açúcar é um dos grandes vilões da dieta e do bom funcionamento do organismo. O açúcar refinado não traz benefícios à saúde porque representa calorias vazias, sem nenhum nutriente. Ele é apenas um alimento calórico de baixa qualidade nutricional.

A dependência química do açúcar é decorrente da alta sensação de prazer que sua ingestão oferece. Esse estímulo aos neurotransmissores cerebrais causa o consumo intenso e exagerado do açúcar. Drogas ilícitas, como a cocaína, funcionam com o mesmo mecanismo.

Ele altera o meio digestivo do estômago, prejudicando a absorção de vitaminas e minerais, o que dificulta a digestão e absorção intestinal. Também é fonte de energia de fungos e más bactérias, que alteram o pH do intestino, dificultando a assimilação de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo.

O consumo de açúcar também traz prejuízos ao funcionamento do intestino. É um dos alimentos preferidos das bactérias patogênicas, que destroem a flora intestinal. Isso também dificulta a absorção dos nutrientes importantes.

A insulina, hormônio que estimula a queima de glicose nas células, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, que não pode ser alto. O consumo frequente e exagerado de açúcar cria nas células uma resistência à ação da insulina, o que ele o nível de glicose no sangue, causando diabetes tipo 2.

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que uma dieta com elevada dose de açúcar deixa o cérebro mais lento, dificultando a memória e a aprendizagem.

Outro problema diretamente ligado ao consumo exagerado de açúcar é o aumento dos radicais livres no organismo. Além de dificultar a perda de peso, a multiplicação desses radicais livres estimula o envelhecimento precoce. Eles alteram o funcionamento das células, favorecendo o envelhecimento celular.

 Caracterizado pela multiplicação desequilibrada e acelerada de células cancerígenas. A insulina ajuda a regular o funcionamento das células. A ingestão de açúcar inibe a ação da insulina, o que aumenta os ricos de câncer. Além disso, o açúcar serve de alimento para as células cancerígenas.

E, além disso tudo, a ingestão de açúcar é inimiga número um da saúde bucal. O aumento de cáries também está diretamente ligado ao açúcar e seus malefícios.

SUGESTÕES DE SUBSTITUTOS DO AÇÚCAR:

  • Troque o açúcar branco pelo DEMERARA OU MASCAVO!
  • Para quem é diabético existe o adoçante Stévia ou Sucralose. Mas com muita moderação, afinal, o ideal seria não consumir!
  • Tem também o AGAVE para substituir o açúcar branco refinado.