A importância da atividade física e a distinção de concepções

A importância da atividade física e a distinção de concepções

Inicio esta coluna tratando de um assunto muito comentado atualmente.

Sejam em redes sociais, na mídia impressa ou falada, a atividade física, ou melhor exercício físico (sim, existe diferença entra as duas expressões) vem ganhando espaço em nossas vidas.

O que é muito bom, pois acredito que para termos uma vida mais saudável é necessário ter uma base saudável. Isso implica em: exercícios físicos regulares, boa alimentação, boa noite de sono. Os fatores são sempre interligados. A Educação Física não é uma ciência exata, não podemos afirmar tal coisa para sempre. Pois o mundo científico está sempre tendo novas posições, novas idéias, novas comprovações e a partir daí tudo pode ser mudado da noite para o dia.

Porém, uma coisa não há de mudar. A importância da atividade física em nossas vidas. Seja de uma criança a um idoso. O corpo humano precisa de movimento. Se ficarmos parados, ele atrofia. E não é isso que queremos, né?

Desde o nosso nascimento até o nosso último dia de vida, nossa luta é Catabolismo x Anabolismo. E o nosso objetivo é fazer com que isso se distancie o máximo. O ser humano sempre está em busca da vida, quer fazer o melhor para si mesmo e para o outro. A população cada vez vive mais e para isso temos algumas ferramentas para que ocorra da melhor maneira possível. Vamos usá-las adequadamente.

A começar pela simples palavra: informação. Tudo o que você escuta, lê, ouve, vem de alguma informação, a pergunta é: Quem passou essa informação? Foi um veículo de comunicação confiável? Com profissionais habilitados para tal assunto?

Então, não se deixe enganar ou se acreditar piamente por qualquer notícia que você lê de blogueiros ou seja lá como for. Afinal de contas, é sua saúde que está em Jogo.

Respondendo as perguntas que eu mesmo fiz no início do texto: Atividade Física =  “É qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”, ou seja, uma simples caminhada é considerada atividade física, um subir de escadas, uma corridinha para atravessa a rua.

Já, Exercício Físico = seria a atividade física de maneira periodizada, supervisionada por profissionais, com ritmo, intensidade, volume e objetivo.

Catabolismo = É o estado do seu corpo que degenera o tecido muscular. Ou seja, ao realizar qualquer exercício físico, você está fadigando os músculos. Quanto mais longo e difícil for seu treino, mais dano você causa ao tecido muscular. Outros fatores podem contribuir para que isso ocorra, como a má alimentação e a falta de descanso. Você está perdendo massa.

Anabolismo = É o estado em que seu corpo constrói tecido muscular. Após o treino, no seu descanso, seu corpo começa a reparar o tecido muscular danificado. Ou seja, é durante o repouso, e não no exercício, que seu corpo desenvolve a massa muscular. No sistema anabólico você está ganhando massa.

 

Por Artur Saramago – Educador Físico